Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

PROFMAT
por Portal PROFMAT
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 20/05/2021 - 21:27
Histórico: 

O projeto de criação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Federal de Uberlândia (PROFMAT-UFU) em adesão ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) foi elaborado por uma comissão nomeada por PORTARIA FAMAT No 49/16, de 19 de maio de 2016. Em 2018 as atividades de implementação do curso foram iniciadas.

Objetivo: 

O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - é um programa de mestrado profissional semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, em médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei Nº 13.005, de 25 junho de 2014, que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Além disso, o PROFMAT também atende as metas 14, 17 e 18, que tratam, respectivamente, de elevar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu; da valorização do professor e do plano de carreira.

Os objetivos específicos do PROFMAT podem ser resumidos como segue:

1. Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis;

2. Qualificar professores de Matemática que atuam na Educação Básica em nível de pós-graduação stricto sensu, com ênfase no domínio aprofundado do conteúdo, oferecendo um curso de formação profissional que contemple as necessidades advindas do trabalho cotidiano no espaço da escola;

3. Incentivar uma postura crítica acerca das aulas de Matemática nos níveis do Ensino Fundamental e Médio que enfatize o papel central do conhecimento de matemática frente às exigências da sociedade moderna;

4. Buscar a valorização profissional do professor por meio do aprimoramento de sua formação.

Infraestrutura: 

Sendo um programa de mestrado profissional semipresencial, o PROFMAT-UFU não deve demandar de infraestrutura além daquela já existente na Universidade Federal de Uberlândia.

Dado que as atividades presenciais do curso ocorrem concentradamente às sextas-feiras e aos sábados, a estrutura da Faculdade de Matemática poderá ser harmoniosamente compartilhada para as atividades do PROFMAT, com destaque para:

1. Sala Multiuso (1F119): sala ampla de aproximadamente 54 metros quadrados, com uma mesa de reuniões cercada por cadeiras, trinta carteiras, quadro negro e quadro branco, um computador em mesa própria, dois armários tipo balcão, uma lousa digital, um projetor multimídia e ar condicionado. Destacamos que esta deve contar com o serviço de web conferência, cuja instalação está em processo licitatório. Tal serviço deve ser fundamental para a realização de reuniões e defesas de dissertação de mestrado, entre outros.

2. Sala de Seminários (1F113): sala de 18 metros quadrados, com uma mesa, um balcão gaveteiro, quinze carteiras, dois quadros negros, um projetor multimídia e ar condicionado.

3. Laboratório de Ensino de Matemática (1F129): sala de aproximadamente 54 metros quadrados, com um quadro branco, uma lousa digital, um projetor multimídia, bancadas com três computadores, ampla mesa que permite vários layouts e mais 10 mesas pequenas, trinta cadeiras, armários, ampla coleção de materiais concretos para ensino de Matemática, ar condicionado.

4. Laboratório de Cálculo Numérico e Simbólico (Bloco 5K): sala de aproximadamente 60 metros quadrados, com bancadas de granito, vinte e um computadores, vinte e três cadeiras, duas mesas em L, dois armários de aço, uma lousa digital, um projetor multimídia e ar condicionado.

5. Sala de Informática - Laboratório de Ensino (Bloco 5K): sala de aproximadamente 30 metros quadrados, com bancadas de granito, nove computadores, uma impressora, quatorze cadeiras, duas estantes de aço, um quadro branco e ar condicionado.

6. Laboratório de Estatística (1J110): sala de aproximadamente 54 metros quadrados, com bancadas de madeira, vinte e oito computadores, vinte e cinco cadeiras, uma lousa digital, um projetor multimídia e ar condicionado. Destacamos que este conta com apoio técnico próprio do servidor técnico-administrativo (técnico em laboratório) Frankllin Rodrigo Rodrigues.

7. Sala de Estudos: Como sala de estudos, os discentes terão a sua disposição a Sala de Informática - Laboratório de Ensino (Bloco 5K), descrita acima no item 5.

Horário de Atendimento da Secretaria do PROFMAT: 12:00 as 17:00 

Em função da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, o atendimento está sendo somente de forma on-line.

 

 

+55 34 3239-4158
Avenida João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-144
Campus Santa Mônica - Bloco 1F - Sala 1F158
Tópicos: